Autolog
  • Home
  • O Grupo
    • Quem somos
    • Parceiros, franquias e licenças exclusivas
    • São Paulo Expo
    • Erdinger Hütt'n
  • Serviços
    • Feiras de negócios
    • Eventos
    • Catering
    • Buffet
    • Restaurantes
  • Clientes
  • Calendário
    • Próximos eventos
    • Eventos realizados
  • Blog
  • Contato
  LOJA



Executivos de Alimentos & Bebidas debateram representatividade do setor e protocolos para o pós-Covid-19

9 de Junho de 2020


Ancorada por Sérgio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e publisher do Portal Eventos, nesta segunda-feira (08/06) a LIVE do Conecta Fórum Eventos recebeu o presidente da Abrafesta - Associação Brasileira de Eventos, Ricardo Dias, e representantes de 10 buffets. Na pauta, como o segmento de Alimentos & Bebidas esta se preparando para a retomada dos eventos e os protocolos sanitários para o setor.

Além do presidente da Abrafesta, participaram da LIVE Afonso Polly Jr, do Casablanca Buffet e Eventos; Aléxia Villela, da Sabor de Festas, de Belo Horizonte; Aureslindo Pires, da Pires & Cia Buffet e Eventos, de Salvador; Eduardo Moreira, do Buffet Citron; Elizângela Ruffo, da Twisted Eventos; Flávio Cateb, da Ferrara Eventos; Gabriela Moreno, do Grupo El Dourado; Julio Perinetto, da JP Gastronomia; Patricia Campos, do grupo Levy/GRSA; e Roberto Maciel, da Pax Delícia, no Rio de Janeiro.

Para a plateia da conferência, além dos representantes dos destinos, a Eventos Expo Editora convidou diversos gestores de eventos, dirigentes de entidades associativas e influenciadores do mercado MICE.
Com representantes de todos os perfis de prestadores de serviços do setor de alimentos & bebidas para eventos do país, e muitas dúvidas com a elaboração de protocolos sanitários, ações de implementação e prazos para retomada para o setor, a LIVE atraiu grande audiência na página do Portal Eventos e em seus canais nas mídias sociais, como Youtube e Facebook, para onde o debate estava sendo transmitido ao vivo. Quase 4 mil espectadores e centenas de perguntas esquentaram bastante a LIVE.

Sérgio Junqueira abriu a LIVE solicitando ao presidente da Abrafesta e cada um dos convidados fizesse um overview de como está o setor e como foram impactados pela pandemia.
Eduardo Moreira afirmou que "é duro ver colaboradores de 10, 15 anos sendo atingidos pelo desemprego. Alguns, diante dessa situação, vão pensar em sair do setor e migrar para outra área. Tem uma pesquisa que diz que, na área de serviços, uma empresa consegue sobreviver por 17 dias a um lockdown, pois nós estamos parados há 90 dias".

Sérgio Junqueira explica que uma das perguntas recorrentes entre a audiência nas redes sociais é: “Como ganhar a confiança dos clientes na retomada?"

Afonso Polly Jr. reafirmou que o profissionalismo do setor. "Nosso ramo é muito tranquilo quanto a normas e procedimentos. A gente já nasceu com esse feeling de cuidar da higiene, sempre tivemos muito cuidado com o que a gente faz. Nesse novo protocolo que surgiu, nós temos que nos adequar a algumas coisas, mas nós somos muito rápidos, muito dinâmicos. Os deliverys são um bom exemplo de como nós podemos nos adequar a essa nova situação. Nós estamos sendo muitas vezes esquecidos. Deixem os buffets participarem na montagem dos protocolos. Nós temos que ser ouvidos. O setor de eventos está extremamente aderente às mudanças. As adequações que devem ser feitas, serão feitas, serão respeitadas".

Quem falou na sequência, Alexia Villela, de Belo Horizonte. "Desconheço algum setor que tenha mais fiscalização sanitária do que o A&B. Todas as empresas do setor têm que seguir os manuais de boas práticas. Praticamente todas as normas que estão sendo exigidas agora já fazem parte da nossa rotina. Poucas coisas são novidade, como usar máscara. De todo o segmento, nós do A&B somos o que menos vamos ter que alterar profundamente nossos métodos e procedimentos. O conhecimento e a boa informação são fundamentais, pois precisamos saber com precisão como esse vírus se propaga. Sabendo isso, nós vamos ter que mudar muito pouco das nossas práticas, pois a preocupação com higiene sanitária sempre esteve em nosso DNA. Vamos nos adequar à nova realidade".

Aureslindo Pires reforçou que a OMS já declarou que a Covid-19 não é transmitida por alimentos. "Como a gente sempre teve muita fiscalização e muita regra para ser seguida, nós automaticamente seguimos todas as regras. Em função disso, nós estamos prontos para a retomada, com protocolos novos. Tem que ouvir a cadeia de A&B para que não se crie um protocolo fantasioso, mas um protocolo que possa realmente trazer segurança".

Elizângela Ruffo, representando 120 empresas de A&B especializadas em atender estandes de feiras, afirmou que a grande preocupação do setor é voltar a trabalhar, com muita segurança. "Nós vamos voltar? Sim. Quando? Não sei, porque o Ministério do Turismo falou a gente esta proibido de atuar no momento. Todos nós que trabalhamos com a A&B para o corporativo, devemos nos unir, montar um protocolo único, e tentar revogar esta medida".

Flávio Cateb, que atende o corporativo através de algumas da grande agências de marketing do país, falou um pouco sobre o impacto da Covid-19 na força de trabalho do setor. "Até o momento, nossa empresa não demitiu ninguém. Mas é uma situação diferenciada do restante do mercado. Temos trabalhado em conjunto com a Abrafesta para que nosso setor tenha representatividade durante esta transição, e não ser alijado de nenhum [perfil de} evento. Nossa grande meta agora é, neste momento de transição, não sermos jogados para o final da fila".

Gabriela Monteiro, do Grupo El Dourado, que atende fortemente os pavilhões de feiras de São Paulo, falou um pouco sobre protocolos e como as empresas do setor estão buscando se informar e sistematizar estes protocolos internamente. "Nós, por exemplo, independente dos protocolos oficiais, elaboramos internamente na empresa um Manual de Boas Práticas, seguindo as orientações da OMS. E, seguindo todas as diretrizes sanitárias, tomamos o cuidado de trabalhar junto aos fornecedores para implementar estas medidas com o menos impacto financeiro possível para os clientes."

Júlio Perinetto, chef que atende, entre outros, o Grupo Bizuti, que tem inúmeros espaços para eventos em São Paulo, salientou que o setor esta aproveitando este momento para se reorganizar, e se preparando para uma retomada de forma diferente do pré-Covid. "Estamos planejando tudo que podemos, para voltarmos melhores. Devemos enxergar este momento como uma oportunidade de nos especializarmos ainda mais".

Atendendo grandes espaços para eventos, como WTC e Expo Center Norte, Patricia Campos, do Levy e grupo GRSA, explicou um pouco de como as grandes empresas de catering estão se preparando para esta retomada nos pequenos, médios e grandes eventos. "O inicio do trabalho é pelos fornecedores. No nosso caso, não são apenas cadastrados. São auditados. Nós fazemos, através do processo de homologação, toda a rastreabilidade dos insumos alimentares. Quanto aos demais insumos [pratos, copos, talheres, etc], trabalharemos num primeiro momento mais com produtos descartáveis de primeira linha. E com isso unimos dois processos: saúde e sustentabilidade".

O carioca Roberto Maciel fechou o overview inicial, falou da questão de crédito para setor. "Me preocupa muito a parte financeira. É hora, como todos os governos do mundo fizeram, de colocar dinheiro no mercado. É preciso que o Governo entenda que não vamos conseguir sair desta crise sozinhos. Precisaremos de financiamento barato. Para as empresas e para os pequenos profissionais do setor".

Ricardo Dias, da Abrafestas, encerrou a LIVE afirmando que, além dos protocolos, os profissionais ou freelancers terão que ser treinados para que as coisas funcionem. "Passada a pandemia, nós temos que continuar a perseguir a meta da qualificação, criando certificações de quem é da área, nós somos os profissionais da área de A&B, nós temos o conhecimento de tudo o que envolve o setor".

Confira o conteúdo no integra no Canal Portal Eventos: https://www.youtube.com/watch?v=HuNAehueRN0&feature=emb_logo

Fonte da máteria: www.revistaeventos.com.br

Recentes

Santos Convention Center é o novo cliente do Grupo El Dourado

Expo Retomada - Grupo El Dourado Patrocinador Oficial de A&B

Executivos de Alimentos & Bebidas debateram representatividade do setor e protocolos para o pós-Covid-19

Tags

EventosFeirasSão Paulo ExpoGrupo El DouradoAnexoErdinger Hütt'nAlimentação

Quem Somos

O Grupo El Dourado é especializado em alimentação para feiras, congressos, palestras em geral, lançamentos de produtos e todos os tipos de eventos.

Próximos eventos

Serviços

  • Feiras de negócios
  • Eventos
  • Catering
  • Buffet
  • Restaurantes

Newsletter

Digite seu e-mail abaixo e receba nossas novidades


  • Fale conosco

    (11) 5031-2017

  • Nosso e-mail

    contato@grupoeld.com.br

2016 © Grupo El Dourado. Desenvolvimento: News Prime